Perguntas Frequentes



PERGUNTAS E RESPOSTAS

Clique sobre uma questão para conferir a resposta

  • Estou com dificuldades para acessar o ambiente de recarga. O que devo fazer?

    Caso você não consiga abrir o sistema de recarga, provavelmente há alguma regra de firewall ou proxy na sua conexão com a internet que está bloqueando a porta 6501, utilizada para acesso ao sistema.

    Libere a porta 6501, tanto para TCP quanto para UDP (entrada e saída de dados) para que você consiga trafegar normalmente. Caso você não tenha permissões para este procedimento, informe o responsável pela informática de sua empresa sobre este procedimento.

  • Quais as vantagens do Cartão VIMSA?

    O cartão agiliza o embarque e desembarque, além de ser mais seguro e prático. O cartão pode ser recarregado pela internet, trazendo mais comodidade e agilidade para os usuários.

  • Quero fazer um cartão para uso pessoal, como procedo?

    O cartão pode ser confeccionado de duas maneiras:
    – Diretamente em nosso setor comercial, portando CPF e documento de identidade. Você recebe na hora seu cartão
    – Em nosso site, acessando a seção “Faça seu Cartão”. Após preencher seus dados, envie um email para comercial@vimsa.com.br e informe seu nome, CPF, e um endereço para a entrega deste cartão

  • Qual o custo do Cartão VIMSA?

    A primeira via do Cartão VIMSA é gratuita, assim como a entrega do mesmo

  • Perdi o cartão, como devo solicitar uma segunda via?

    Em caso de perda, roubo ou dano ao cartão, deve-se primeiramente efetuar o bloqueio do cartão, que pode ser feito em nosso site, por email (comercial@vimsa.com.br), por telefone, ou direto em uma de nossas lojas.

    A segunda via do cartão terá o valor de 6 (seis) tarifas de referência ao valor da tarifa vigente da passagem urbana de Montenegro.

    O saldo que havia no cartão anterior é transferido para o novo, e a segunda via fica disponível para retirada no próximo dia útil após o bloqueio.

    Para retirada, é necessário comparecer em uma de nossas lojas com o CPF original do cadastro e realizar o pagamento do valor referente à emissão da segunda via.

  • Minha empresa quer fornecer vale-transporte a um funcionário, como proceder?

    O primeiro passo é cadastrar sua empresa no sistema onde serão feitas todas operações de cadastro, emissão de cartões e solicitação de recargas para o Cartão VIMSA.

    Ao acessar o sistema, abrirá uma página de validação de acesso. Clique em “Não é cadastrado” e em seguida informe o CNPJ da empresa, incluindo pontos e traços. Na sequência, você terá acesso a todos os campos para realizar seu cadastro.

    Ao concluir, você receberá a senha no email que foi informado no cadastro, confirmando a adesão de sua empresa ao nosso sistema de bilhetagem eletrônica.

  • Cadastrei minha empresa, e agora quero incluir meus funcionários. Como faço?

    Com o seu cadastro liberado, acesse a opção Cadastro de Funcionários.

    Informe todos os dados solicitados e, ao concluir, envie um email para comercial@vimsa.com.br, informando o nome do funcionário cadastrado, o CPF e o endereço de entrega do cartão.

    Nosso motoboy efetua a entrega da primeira via do cartão gratuitamente na Região Metropolitana.

    Caso o funcionário já possua um cartão, basta associar este  cartão ao seu cadastro – assim, ele já estará apto a receber recargas.

  • E para inserir créditos no cartão de meus funcionários, como proceder?

    As recargas são feitas na aba de compras, no menu de opções. Nessa aba irão aparecer todos os funcionários vinculados a empresa, informando nome, número do cartão e saldo.

    Para efetivar a compra, é necessário primeiramente selecionar a caixa de seleção ao lado do nome do funcionário. Após seleção do funcionário, é necessário selecionar a linha que ele irá utilizar.

    Se ele utilizar linhas urbanas, deve ser selecionada a venda de produtos urbanos. Se utilizar linhas intermunicipais, deve ser selecionado o campo de venda de produtos seccionados. Caso a opção seja por linhas intermunicipais, além da seleção do produto, deve ser indicada a origem e o destino a ser realizado pelo funcionário. Basta seguir os exemplos:

    Exemplo de Compra para Urbano Montenegro
    Exemplo de Compra para Circular Estância Velha
    Exemplo de Compra para Montenegro a São Leopoldo
    Exemplo de Compra para Montenegro a Porto Alegre
    Exemplo de Compra para Estância Velha a Novo Hamburgo

    Na sequência, informe a quantidade de passagens a serem creditadas ou o valor, e clique em Adicionar. Mas atenção: se a compra for feita somente por valor, não é necessário selecionar nenhum produto. Porém, em caso de reajuste tarifário, a partir do dia do reajuste o valor descontado já será o novo! Caso você faça a compra selecionando a quantidade de passagens e informando Origem, Destino e Linha, durante 30 dias o usuário ainda poderá utilizar o transporte sem o reajuste tarifário.

    Quando adicionado o pedido, o cartão irá sair da aba de Cartões Disponíveis e irá para a aba de Cartões Selecionados. Faça a conferência dos dados e clique em Efetivar Compra para proceder com a finalização do pedido.

    Seu boleto estará disponível na aba Histórico de Pedidos, e após o pagamento, os créditos são liberados diretamente no veículo em até 72 horas úteis, dependendo de compensação bancária. O boleto é gerado com vencimento para 30 dias após a emissão, mas o pagamento pode ser realizado na mesma data, e inclui uma taxa fixa de transmissão de dados, no valor de R$4,35, que é adicionado ao valor total do boleto.

    Na aba Histórico de Pedidos você encontra todas as informações dos pedidos concluídos anteriormente, inclusive os recibos.

  • Um funcionário foi desligado, como proceder para que não apareça na aba de Compras?

    Para desvincular funcionários da empresa, basta ir no menu de opções Empresa, e selecionar a aba Funcionários.

    São duas relações, Disponíveis e Selecionados. Se um funcionário é ativo, mova ele para a coluna da direita, Selecionados. Agora, se o funcionário foi desligado, mova ele da coluna Selecionados para a coluna Disponíveis, utilizando a flecha de seleção.

    Feito o ajuste, clique em Alterar, e na próxima vez que você acessar o ambiente de recarga este funcionário não estará mais na lista de compras.

  • Como posso verificar se um pedido de compra de créditos está liberado ou pago?

    Ao acessar a aba Histórico de Pedidos, há um campo de Status, indicando a situação de cada pedido. Confira quais são:

    Pago: o valor já foi creditado no cartão e o usuário já liberou a carga em um validador no veículo.

    Liberado e Assinado: indica que o pedido foi liberado, mas falta apresentar o cartão no validador do veículo, para que ele receba a carga dos créditos.

    Disponível para Cupom de Desconto: o saldo informado não foi liberado no validador no prazo de 60 dias. Nesse caso a liberação precisa ser realizada manualmente em uma de nossas lojas, de posse do cartão.