Nossa História


Bem-vindo à VIMSA!

Viação Montenegro S/A é a empresa que está no centro do Grupo VIMSA, atuando no ramo de transporte coletivo de passageiros, e com sede em Montenegro, região metropolitana de Porto Alegre. Ao longo de sua existência milhões de clientes têm sido transportados pelos veículos de uma frota que se caracteriza pela utilização de tecnologias a cada dia mais avançadas

A VIMSA, hoje empresa privada de sociedade anônima de capital fechado, iniciou suas atividades na quarta década do século XX, adquirindo personalidade jurídica em 12/05/1948, tendo entre seus fundadores Fernandes Koch (1910-1963), sendo os demais Otávio Ignácio de Souza, Victalino dos Reis, Nelo Celestino Messinger e Agenor Rodrigues de Freitas. Após a fundação, também integrou-se à sociedade Pedro Giacomelli. Em 12 de maio de 1948 começava a história da empresa, cuja razão social era Souza & Cia, e tendo por nome fantasia Auto Viação Montenegro. A VIMSA atuava, de início, na linha Montenegro a Porto Alegre via São Sebastião do Caí, percurso este com a extensão de 80 quilômetros e que abrangia um trecho em balsa entre Matiel e São Sebastião, utilizando, para isso, um ônibus Ford 1941, com estrutura de madeira e acabamento em chapas de ferro, o qual levava cerca de quatro horas para deslocar-se do ponto de saída ao de destino, se o clima e as condições das estradas estivessem favoráveis.

 

Primeiro ônibus: chassis Ford 1941, carroceria de estrutura de madeira coberta com chapas de aço

Nos primeiros anos do século XX, os habitantes locais viajavam a Porto Alegre fazendo uso do barco a vapor, que navegava através do Rio Caí. A linha férrea, construída anos depois, oriunda de Santa Maria e mais tarde, em 1910, Caxias do Sul, e com destino à capital gaúcha, absorveu o fluxo de mobilidade regional, pois a ferrovia passou a ser utilizada em substituição ao transporte fluvial, formando o mais importante ramal ferroviário do estado. A região, naquela época, tinha estradas de terra difíceis de trafegar, sendo o trem um concorrente mais funcional e barato que o ônibus. Na data em que Fernandes Koch arriscou-se na aventura do negócio não eram muitos os que davam preferência ao ônibus para se deslocarem. O asfaltamento das estradas regionais e o fim da circulação do trem de passageiros, entre 1955 e 1956, diminuíram, devido à utilização do ônibus, o tempo que conectava as localidades próximas.

A denominação Auto Viação Montenegro Ltda foi institucionalizada em 1958. A primeira grande modificação administrativa aconteceu em 1959, ano em que o empresário Fernandes Koch assumiu o controle majoritário da empresa. Após o seu falecimento, em 1963, os negócios passaram a ser controlados por sua família. O comando da empresa passa a seus sucessores, os quais prepararam o caminho para os desafios da década posterior. Nesta época, a empresa detinha uma das frotas mais modernas do Rio Grande do Sul, totalmente movida a diesel. A industrialização da Região Metropolitana de Porto Alegre foi a combustão que energizou a VIMSA. Em 1971 foi efetuada a troca de tipo jurídico, de sociedade limitada para sociedade anônima. A designação Viação Montenegro S/A foi oficializada em 1977.

A Viação Montenegro S/A (VIMSA) foi pioneira no Rio Grande do Sul em implementar um sistema de bilhetagem eletrônica com seccionamento, o que permite que a tarifa seja cobrada proporcionalmente ao trecho percorrido. Outra novidade foi a implementação do serviço seletivo de transporte urbano em Montenegro, com micro-ônibus mais confortáveis operando no conceito pré-pago. A VIMSA também foi pioneira ao informar o usuário de nossos serviços em dispositivos móveis, através das parcerias com os serviços de mapeamento e roteirização, permitindo que os usuários consultem horários e planejem seus deslocamentos na palma da mão.

Atualmente, o grupo VIMSA atua em cerca de vinte municípios (em sua maioria localizados no Vale do Rio Caí, no Vale do Rio dos Sinos e no Vale do Rio Jacuí; a oeste de Porto Alegre), especialmente nos municípios de Montenegro, Portão e Estância Velha; tendo uma sede de 12.000 m² localizada no Centro de Montenegro, e uma filial, em Estância Velha, ambas dispondo de instalações de manutenção de veículos, administrativo e atendimento comercial. Os principais produtos da empresa são: linhas públicas metropolitanas intermunicipais de pequeno e médio curso, linhas rodoviárias de longo curso, linhas urbanas municipais e fretamento. Do Grupo VIMSA fazem parte as seguintes organizações: VIMSA (Viação Montenegro S/A) e SILAS (Serviços de Transportes Urbanos Ltda).

Nos tempos atuais, com mais de 73 anos, são poucas as operadoras de transporte público que alcançam tal longevidade no setor, e a Viação Montenegro se orgulha em ser uma destas empresas. Junto com as novas oportunidades, vem também os desafios, como a de se manter operando e renovar sua frota em meio a uma séria crise no setor do transporte público, com queda de passageiros, concorrência do transporte individual, novos hábitos da população, e altos custos de manutenção.

A nossa marca possui três pontas. Cada uma destas pontas representa um caminho a ser seguido. Deste modo a VIMSA está sempre em busca de novos caminhos, com foco na qualidade e em oferecer o melhor serviço aos nossos clientes. Toda a equipe de pessoas integrante da VIMSA têm a firme convicção de que estão no rumo certo, ao visarem o futuro do ramo em que a empresa atua, mantendo-se abertos às inovações científico-tecnológicas do século XXI, para tornar o transporte sempre mais seguro, confortável e eficiente.