A VIMSA/SILAS possui licenciamento ambiental de todas as suas atividades, pois o tema responsabilidade socioambiental tem destaque nas diretrizes organizacionais da instituição. As políticas, programas e ações que a empresa desenvolve neste sentido demonstram o comprometimento com normas e procedimentos, pois procuramos realizar uma operação com o menor impacto ambiental possível, com o objetivo principal de garantir o desenvolvimento sustentável.

Diversas ações são realizadas na empresa visando atender estes aspectos socioambientais, sendo as principais destacadas a seguir:

 

  • Programa de Gestão de Resíduos Sólidos - este programa tem por objetivo minimizar a geração de resíduos na fonte, adequar à segregação na origem, controlar e reduzir riscos ao meio ambiente e assegurar o correto manuseio e disposição final, em conformidade com a legislação vigente.Os resíduos gerados durante o desenvolvimento da atividade merecem atenção especial, pois comprometem a qualidade de vida dos funcionários, da comunidade vizinha e do meio ambiente.

 

ete

  • Estação de Tratamento de Efluentes - A empresa utiliza uma estação compacta para o tratamento e reuso da água de lavagem dos veículos contaminada com material em suspensão (argilas, graxas e sabões). O sistema está baseado em processos físico-químicos, requerendo o emprego de neutralizante e floculante, não necessariamente ao mesmo tempo, com posterior separação física dos contaminantes agregados por flotação seguida de filtração por areia para o polimento final.

Este sistema possui capacidade de tratamento de 2 m³/h e é constituída basicamente por seis operações unitárias: ajuste de pH, coagulação, floculação, separação por flotação, geração de micro bolhas e filtração por areia e/ou carvão ativado.

Após este tratamento, esta água é reutilizada no processo de lavagem dos veículos, e o excedente é descartado devidamente tratado para rede pluvial.

 

                                      

ETE4

   Imagem da água nas três etapas do processo, até estar pronta para reutilização ou descarte.

 

  • Inspeção Periódica de Frota - em intervalos regulares todos os ônibus e micro-ônibus da empresa são encaminhados a oficinas especializadas credenciadas junto ao INMETRO, para uma inspeção de segurança, onde também é avaliada a emissão de poluentes dos veículos, com o uso de opacímetro digital. Veículos que não atendam os padrões legais de emissão são recolhidos à manutenção para a devida regulagem.