ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES

Estação De Tratamento De Efluentes

A empresa utiliza uma estação compacta (AQUAFLOT ETAR 2000) para o tratamento e reuso de água de lavagem de veículos contaminada com material em suspensão (argilas, graxas e sabões). O sistema está baseado em processos físico-químicos, requerendo o emprego de neutralizante e floculante, não necessariamente ao mesmo tempo, com posterior separação física dos contaminantes agregados por flotação seguida de filtração por areia para o polimento final.

ete

ETE1

Foto 1: ETE-Estação de Tratamento de Efluentes

 

Este sistema possui capacidade de tratamento de 2 m³/h e é constituída basicamente por seis operações unitárias: ajuste de pH, coagulação, floculação, separação por flotação, geração de micro bolhas e filtração por areia e/ou carvão ativado.

Após este tratamento, esta água é reutilizada no processo de lavagem dos veículos, e o excedente é descartado devidamente tratado para rede pluvial.

ETE2

Foto 2: Equipamento utilizado no tratamento da água

ETE4

                       Foto 3: Imagens da água nas três etapas do processo, até estar pronta para reutilização ou descarte.

 

Leia mais...

CRONOGRAMA DE HORÁRIOS DO FERIADO

 

Informamos a nossos usuários o cronograma de nossas linhas no Feriado do dia 07 de Setembro.

 

 

7 de Setembro:

Todas nossas linhas irão operar com tabela horária idêntica a de DOMINGOS.

 

8 de Setembro:

Todas linhas operam com tabela normal de sexta-feira, exceto as linhas urbanas de Estância Velha que operam com tabela horária idêntica a de DOMINGO devido a Feriado Municipal.

 

 

 

Leia mais...

TRANSPORTE DE ANIMAIS

 

Resolução N° 98 / 2016 Sessão Ordinária n° 06, de 15 de junho de 2016.

 

O CONSELHO ESTADUAL DE TRANSPORTE METROPOLITANO COLETIVO DE PASSAGEIROS - CETM, no uso de suas atribuições legais, regularmente reunidos em sessão desta data, tendo em vista a solicitação da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional - METROPLAN; Considerando a Lei n° 11.127 de 09 de fevereiro de 1998, que institui o Sistema Estadual de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros - SETM, que cria o Conselho Estadual de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros - CETM e dá outras providências; Considerando o Decreto nº 39.185 de 28 de Dezembro de 1998, que aprova o Regulamento do Sistema Estadual de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros, no âmbito das Regiões Metropolitanas e Aglomerações Urbanas do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências e, tendo em vista a avaliação e necessidade de Disciplinar o Transporte de Animais Domésticos e Cães-Guia nos veículos de transporte de passageiros integrantes do SETM, em sua área de atuação, RESOLVE:

 Art. 1º - Esta Resolução abrange o transporte de animais vivos, domésticos de pequeno porte (somente cães e gatos de até 10 kg) e cães-guia (sem limite de peso) desde que acompanhando portadores de deficiência visual, no serviço intermunicipal de transporte coletivo de passageiros sob gestão da Metroplan.

  • - É impedido o transporte de qualquer outro animal, que, por sua espécie, ferocidade, peçonha ou saúde comprometa o conforto e segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros.
  • - Os cães-guia que acompanham pessoa com deficiência visual deverão ser alojados nos lugares predestinados no compartimento dos passageiros.

 Art. 2º

  •  § 1º - O embarque se dará sempre em terminais rodoviários de concessão do DAER, podendo o desembarque ocorrer durante o trecho.
  •  § 2º - Apenas 02 (dois) animais podem ser transportados por vez sendo a que a prioridade é do cão-guia e os domésticos para aqueles que primeiramente pagarem a tarifa.

 Art 3º - Os animais domésticos vivos serão transportados obrigatoriamente confinados em Caixas de Transporte, com um único animal, no compartimento dos passageiros, alojadas no assoalho aos pés do banco adjacente do detentor, salvo quando disponibilizado compartimento isolado com as devidas adequações as condições de vida e sanidade dos mesmos.

  • §  - As Caixas de Transporte, confeccionadas em plástico, fibra de vidro ou similares, cujas medidas não excedam a largura de 23 cm, altura de 38 cm e comprimento de 41 cm, devem ter resistência sufi ciente para suportar os animais, ventilação e capacidade de retenção dos dejetos.
  • §  - Os animais domésticos, confinados nas Caixas de Transporte, não poderão ocupar os assentos destinados aos passageiros nem ocupar espaço no corredor.

 Art. 4º - No momento do embarque do animal doméstico, deverá ser apresentado ao condutor do veículo ou fiscalização, Atestado Médico Veterinário, emitido até 15 (quinze) dias antes da viagem, bem como a Caderneta de Vacinação atualizada onde conste o registro das Vacinas Antirrábicas e Polivalente com as devidas validades.

Art. 5º - O transporte de cada animal doméstico será realizado mediante o pagamento de 100% (cem por cento) do valor da passagem do seu detentor e o comprovante apresentado no embarque.

 Art. 6º - O detentor do animal doméstico, sob pena de impedimento para prosseguir viagem, tem por obrigação higienizar a Caixa de Transporte no caso do animal lançar dejetos ou emitir odores que causem desconforto aos demais passageiros.

 Art. 7º - A responsabilidade de Empresa Transportadora por danos ou prejuízos, decorrente dos direitos assegurados por esta Resolução, será apurada na forma da Lei. Parágrafo Único - Conexões com outras linhas, transbordos e transporte de retorno, ainda que da mesma empresa, não é responsabilidade da Empresa Transportadora e sim do detentor do animal doméstico que deve tomar as providências necessárias junto ao terminal rodoviário de concessão do DAER.

Art. 8º - A não observância de qualquer orientação desta Resolução pode acarretar recusa, pela Empresa Transportadora, de embarque e transporte do animal.

Art. 9º – O não cumprimento pelas Empresas Transportadoras das disposições contidas nesta Resolução acarretará as sanções previstas na Resolução nº 096/15 CETM, a ser aplicada em dobro no caso de reincidência.

Art. 10 – Esta Resolução entra em vigor na data da publicação em Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul. CONSELHO ESTADUAL DE TRANSPORTE METROPOLITANO COLETIVO DE PASSAGEIROS - CETM, em 30 de junho de 2016. Presidente do CETM.

Leia mais...

PROJETO POESIAS EM MOVIMENTO

 

 

LOGO

 

 

 

 

Premiação da 10ª edição do Projeto Poesia em Movimento.

Sábado dia 25 de novembro, durante a Feira do Livro de Montenegro e Feira do Livro do Vale do Caí, aconteceu a premiação do projeto Poesias em Movimento, o projeto recebeu a inscrição de 595 poesias em quatro categorias: Escritores Montenegrinos, Comunidade em Geral, Estudante do Ensino Médio e Estudante do Ensino Fundamental. Além disso, as escolas da Zona Rural e Urbana com mais trabalhos inscritos na 10ª edição do Projeto Poesia em Movimento receberam troféu.

Ao todo, foram  60 poesias premiadas que vão circular pela cidade no interior dos coletivos da empresa Viação Montenegro (VIMSA), representada, na ocasião, pela Gestora Comercial Aline Riffel.

Prestigiaram a celebração a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Rita Carneiro Fleck, a Diretora da Biblioteca Pública Ana Valdeti Martins, o Patrono da 15ª Feira do Livro de Montenegro e 10ª Feira do Livro do Vale do Caí, Flávio Patrício Vargas e o desenhista Gerson Tasca, parceiro do projeto.

 

 

 

Leia mais...
Pagina 3 de 4