VIMSA logo

Compromisso com a vida e a sociedade

Através dos tempos novos ciclos de crescimento surgiram, oferecendo novas oportunidades e desafios. O acompanhamento do processo de industrializaçãoda região metropolitana de Porto Alegre foi fator determinante para a expansão dos negócios e diretrizes da VIMSA.

Gestão de qualidade

Por isto, na busca do constante aperfeiçoamento e desenvolvimento, investe na qualificação dos seus serviços, modernização da frota e na capacitação de seu pessoal. Reafirmando todos os dias seu compromisso com a qualidade, a segurança e o respeito ao meio-ambiente, promovendo a saúde ocupacional e o bem-estar das pessoas, a VIMSA tem sua gestão de qualidade reconhecida.

 

Empresas do Grupo VIMSA:

VIMSA - MATRIZ
OPERAÇÃO (ANO INICIAL)       ENDEREÇO

1948

Rua Capitão Porfírio, nº 2238, Bairro Centro, Montenegro, RS, Brasil, CEP 95780-000
CONTATO ATIVIDADES

Telefone:
(51) 3632-0850

e-mail:
vimsa@vimsa.com.br

  • Transporte Coletivo de Passageiros Urbano de Montenegro
  • Transporte Coletivo de Passageiros Metropolitano
  • Transporte Coletivo de Passageiros Intermunicipal
VIMSA - FILIAL ESTÂNCIA VELHA
OPERAÇÃO (ANO INICIAL)       ENDEREÇO
1975 Rua 20 de Setembro, Nº 91, Bairro Lira, Estância Velha, RS, Brasil, CEP 93600-000
CONTATO ATIVIDADES

Telefone:
(51) 3561-1800

e-mail: alcides@vimsa.com.br

Transporte Coletivo de Passageiros Metropolitano

 

SILAS
OPERAÇÃO (ANO INICIAL)       ENDEREÇO
1977 Rua Capitão Porfírio, nº 2238, Bairro Centro, Montenegro, RS, Brasil, CEP 95780-000
CONTATO ATIVIDADES

Telefone:
(51) 3632-0850

e-mail: vimsa@vimsa.com.br

Transporte Coletivo Urbano de Montenegro e Portão

 

VIANOVA
OPERAÇÃO (ANO INICIAL)       ENDEREÇO
2003 Av. Getúlio Vargas, Nº 60, Bairro Berto Círio, Nova Santa Rita, RS, Brasil, CEP 92480-000
CONTATO ATIVIDADES

Telefone:
(51) 3479-5176

e-mail: vianova@consorciovianova.com.br

Transporte Coletivo Metropolitano; Transporte Coletivo Municipal de Nova Santa Rita

História

A Viação Montenegro S/A é a empresa que está no centro do Grupo VIMSA, atuando no ramo de transporte coletivo de passageiros, e com Históriasede em Montenegro, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Brasil. Ao longo de sua existência milhões de usuários têm sido transportados pelos veículos de uma frota que se caracteriza pela utilização de tecnologias a cada dia mais avançadas.

A VIMSA, hoje empresa privada de sociedade anônima de capital fechado e com fins lucrativos, iniciou suas atividades na quarta década do século XX, adquirindo personalidade jurídica em 12/05/1948, tendo entre seus fundadores Fernandes Koch (1910-1964). A VIMSA atuava, de início, na linha Montenegro a Porto Alegre via São Sebastião do Caí, percurso este com a extensão de 80 quilômetros e que abrangia um trecho em balsa entre Matiel e São Sebastião, utilizando, para isso, um ônibus Ford 1941, com carroceria de madeira e acabamento em chapas de ferro, o qual levava cerca de quatro horas para deslocar-se do ponto de saída ao de destino, se o clima estivesse favorável.

Nos primeiros anos do século XX, os habitantes locais viajavam a Porto Alegre fazendo uso do barco a vapor, que navegava através do Rio Caí. A linha férrea, construída anos depois, oriunda de Santa Maria e Caxias do Sul e com destino à capital gaúcha, absorveu o fluxo de mobilidade regional, pois a ferrovia passou a ser utilizada em substituição ao transporte fluvial, formando o mais importante ramal ferroviário do estado. A região, naquela época, tinha estradas de terra difíceis de trafegar, sendo o trem um concorrente mais funcional e barato que o ônibus. Na data em que Fernandes Koch arriscou-se na aventura do negócio não eram muitos os que davam preferência ao ônibus para se deslocarem. O asfaltamento das estradas regionais e o fim da circulação do trem de passageiros, entre 1955 e 1956, diminuíram o tempo que conectava as localidades próximas.

A denominação Auto Viação Montenegro Ltda foi institucionalizada em 1958. A primeira grande modificação administrativa aconteceu em 1959, ano em que o empresário Fernandes Koch assumiu o controle majoritário da empresa. Após o seu falecimento, em 1964, os negócios passaram a ser controlados por sua família. A industrialização da Região Metropolitana de Porto Alegre foi a combustão que energizou a VIMSA. Em 1971 foi efetuada a troca de tipo jurídico, de sociedade limitada para sociedade anônima. A designação Viação Montenegro S/A foi oficializada em 1977. A empresa redirecionou sua atividade socioeconômica em 1978, ano em que foi iniciada a construção do Polo Petroquímico do Sul, no município vizinho de Triunfo, momento em que a VIMSA optou pela revisão da sua estratégia de investimentos, passando a aplicar recursos substanciais no segmento do transporte fretado. Em 1981 a empresa tinha uma frota de 50 ônibus e 4 micro-ônibus. Em 2007, apenas ao fretamento eram reservados 50 veículos, aos quais se atribuía 37% da receita.

Atualmente, o grupo VIMSA atua em cerca de vinte municípios (em sua maioria localizados no Vale do Rio Caí, no Vale do Rio dos Sinos e no Vale do Rio Jacuí; a oeste de Porto Alegre); tem uma sede de 12.000 m² localizado no Centro de Montenegro, dispondo de instalações de manutenção de veículos, administrativo e atendimento comercial.

Os principais produtos da empresa são: linhas públicas metropolitanas intermunicipais de pequeno e médio curso, linhas rodoviárias de longo curso, linhas urbanas municipaiS e transporte universitário. Do Grupo VIMSA fazem parte as seguintes organizações: VIMSA (Viação Montenegro S/A), SILAS (Serviços de Transportes Urbanos Ltda) e VIANOVA (Consórcio de Transportes Urbanos e Metropolitano).

Um tráfego excessivo de veículos em regiões metropolitanas associado a uma disposição labiríntica das vias de circulação significa uma problemática complexa: enormes quantidades de poluição atmosférica e sonora produzidas em áreas urbanas restritas e centralizadas, congestionamentos, desperdício de recursos naturais não renováveis, desconforto psicológico e insegurança para a integridade física das pessoas em ruas e estradas são alguns dos fatores que provam ser necessário racionalizar a utilização dos meios de locomoção existentes. O transporte coletivo de passageiros apresenta vantagens óbvias em relação às diversas formas de mobilidade individual, quando há necessidade de uma população em expansão deslocar-se com frequência entre locais específicos, em dias e horários regulares, através de vias públicas limitadas tanto em número quanto em tamanho.

Os dirigentes da VIMSA têm a firme convicção de que estão no rumo certo, ao visarem o futuro do ramo em que a empresa atua, mantendo-se abertos às inovações científico-tecnológicas do século XXI, para tornar o transporte sempre mais seguro, confortável e eficiente. Bem-vindo à VIMSA!